A crítica está sempre associada à um possível erro ( de acordo com a interpretação de quem faz a crítica) e, portanto, temos tanta resistência à ela, já que ninguém gosta de cometer erros.
Errar e acertar são conceitos bem individuais: o que pode ser errado para alguém pode ser certo para outra pessoa e vice versa. E neste caso entra o complicador desta estória.
É necessário ter esta noção para que a atitude de criticar não caia na intolerância, na arrogância, no descaso, na desmotivação.
A crítica positiva seria aquela que não aponta erros diretos mas propões caminhos diferentes a se tomar.
Quando se critica diretamente o comportamento ou atitude de alguém apontando os erros ( julgamento de valor) a tendência é o outro tentar se defender e, ainda, se sentir magoado ou ofendido. Este tipo de crítica que desvaloriza a pessoa e suas atitudes são consideradas negativas.
(Tânia Regina - Psicóloga)
"Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumera ao menos dez dos teus." (Abraham Lincoln)
"Criticar os outros é algo muito perigoso; nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você poder estar revelando algumas verdades a seu respeito." (Harold Medina)
"Se dedicamos nosso tempo em criticar nossos semelhantes, não teremos tempo para amá-lo."(Autor desconhecido)
"As críticas não são outra coisa que orgulho dissimulado. Uma alma sincera para consigo mesma nunca se rebaixará à crítica. A crítica é o câncer do coração." (Madre Teresa de Calcutá)