4.6.10

FASES DO LUTO


Pode-se, após uma perda significativa, desenvolver um luto chamado como normal: em que se tem a necessidade de dar sentido, passando por algumas fases importantes, como:

 
*Entorpecimento- Choque, torpor, descrença e negação da perda. Pode levar horas ou até dias para curar. Também há a reação de defesa, em que se faz a tentativa de continuar a viver como se nada tivesse acontecido.
 
*Anseio e busca- Tentativa de recuperação da pessoa ou da situação perdida. A pessoa fica inquieta, com raiva, descrente e protesta diante da irreversibilidade. Momento em que se chama pela pessoa ou da situação perdida. Pode durar de meses a anos.
 
*Desorganização e desespero- Reconhecimento de que a perda é imutável. Pode ocorrer desmotivação, apatia, depressão e isolamento social. Sente vontade de estar com a pessoa ou situação perdida ou de se afastar de lembranças dolorosas.
 
*Recuperação e restituição- Quando a tristeza ou a dor se mesclam com sentimentos mais positivos. Há uma maior tolerância e adaptação às mudanças, com possibilidade de reinvestir as energias em outras situações ou pessoas. Ocorre uma redefinição de si mesmo, novos papéis, novos comportamentos. Começa a viver novamente e não apenas a existir.
 
O QUE PODE SENTIR A PESSOA QUE ESTÁ DE LUTO?
 
*Quanto aos sentimentos: choque, tristeza, culpa, raiva ou hostilidade, solidão, agitação, ansiedade, desamparo, alívio etc.
 
*Quanto às sensações físicas: vazio no estômago, aperto no peito, nó na garganta, hipersensibilidade ao barulho, sensação de despersonalização, falta de ar, fraqueza muscular, falta de energia, boca seca, queixas somáticas e suscetibilidade a doenças.
 
*Quanto aos comportamentos: distúrbios do sono, perda ou aumento de apetite, aumento no consumo de psicotrópicos, álcool e fumo, comportamento aéreo, isolamento social, evitar coisas que lembrem a pessoa que morreu ou a situação perdida, procurar e chamar pela pessoa ou situação perdida, procurar e chamar pela pessoa ou situação perdida, sonhos, hiperatividade e inquietação.
 
*Quanto às cognições: descrença, confusão, déficit de memória e concentração, pensamentos obsessivos e alucinações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: