2.10.07

ANOS INCRÍVEIS






KEVIN CRESCIDINHO




Paixão pelos números
Edição 170 - Set/05

divulgação

Talvez você se lembre dessa garota como a meiga Winnie Cooper, a eterna namorada de Kevin Arnold, personagem principal da série de TV "Anos Incríveis", produzida entre 1988 e 1993. Pois a atriz Danica McKellar não se contentou apenas com a carreira de atriz, e, apaixonada por matemática desde os 12 anos, foi estudar sua disciplina favorita na Universidade da Califórnia, em 1994. Nesse período, Danica ajudou um professor a demonstrar um teorema conhecido hoje como Chayes-Mckellar-Winn. O trabalho diz respeito ao processo de percolação (distribuição de algo, por exemplo o escoamento de um líquido por tubos interconectados ou um vírus espalhando-se por uma população) e trata da possibilidade de percolar por meio de uma rede quadriculada com determinados parâmetros (entre eles a temperatura e a "probabilidade de passagem", ou P). "O problema é determinar o valor mínimo de P para que seja possível, saindo de um ponto, ter uma chance diferente de zero de chegar em outro", define o físico Silvio Dahmen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Imagine como exemplo uma rede de ruas que se cruzam, por onde circulam vários veículos sob determinadas regras. "A Danica e seus colegas provaram que, para esse modelo, se a probabilidade de chegar ao outro lado for diferente de zero para um tipo de objeto, então será assim para todos os outros", esclarece Dahmen. Apesar do promissor início de sua carreira acadêmica, Danica decidiu retornar para as telas em 2000, depois de se formar. Participou de alguns episódios da aclamada série dramática "The West Wing" e escreveu e dirigiu três filmes ("Speachless", "Broken" e "Talking in Your Sleep"), entre outros projetos. Porém, mesmo com a agenda cheia não descarta a possibilidade de lecionar matemática no futuro.

Galileu: Depois de "Anos Incríveis", você ainda fez alguns trabalhos na TV como "Justice for Annie" e "Cradle of Conspiracy". Por que resolveu deixar a carreira de atriz e ingressar na faculdade?
Danica Mckellar: Eu nunca questionei ir ou não para a faculdade. Eu sempre adorei a escola, então foi muito natural. A série "Anos Incríveis" acabou quando eu estava no meu último ano do colégio. No primeiro ano da faculdade eu fiz esses filmes mencionados. Depois decidi fazer uma pausa e me dedicar à matemática por alguns anos. E eu adorei.

Galileu: Qual sua área favorita na matemática?
Danica: É uma disciplina do terceiro ano chamada "análise clássica", é uma área da matemática usada para verificar os teoremas de cálculo que estudamos nos primeiros anos. Ela lida com questões infinitamente pequenas. Eu adoro estudar coisas que apenas a mente humana pode compreender. Computadores não podem compreender o conceito de infinidade.

Galileu: Muitas pessoas têm "medo" da matemática e acham que é complicado demais. O que a matemática tem que faz você gostar tanto dela?
Danica: A matemática é pura imaginação e habilidade na solução de problemas. É a única área da ciência que é totalmente pura e cristalina. É um desafio às vezes, mas também é recompensador e divertido! Eu incentivo as pessoas a experimentarem. Uma vez que você supera o receio, aprender a resolver um problema realmente ajuda nas habilidades lógicas do dia-a-dia também.

Galileu: Como era sua rotina enquanto você estava trabalhando no teorema?
Danica: Nós trabalhamos cerca de 12 horas por dia, pelo menos 5 dias por semana por três meses sem intervalo, além dos nove meses de preparação antes de começarmos a resolver o teorema de fato. O trabalho é exaustivo, mas como muitas tarefas desafiadoras é muito recompensador.

Galileu: Quais são as aplicações práticas desse trabalho?
Danica: Eu sei que alguns algoritmos de computador podem ser executados mais facilmente por causa do teorema.

divulgação

Inseparáveis
Danica com Josh Saviano e Fred Savage, de "Anos Incríveis"
Galileu: Por que você deixou seu trabalho acadêmico?
Danica: Porque por mais que adore matemática, eu sentia falta de atuar. Eu tenho uma paixão por ambos, e talvez um dia eu lecione. Por enquanto, eu estou gostando de atuar e obtendo sucesso nessa área.

Galileu: Quais são seus projetos mais recentes?
Danica: Eu tenho um filme prestes a ser lançado na televisão americana chamado "Path of Destruction" [vai ao ar no dia 24 de setembro no canal Sci-fi], e comecei a filmar um novo filme chamado "Hack" em agosto. Eu também estou preparando um DVD de ioga e meditação que será lançado em meados de 2006.

Galileu: Você sentiu que seus colegas menosprezavam seu trabalho acadêmico por você ser uma atriz jovem e bonita?
Danica: Sim, eles me menosprezaram a princípio, mas não durou muito.

Galileu: Você acha que as mulheres são discriminadas no meio científico?
Danica: As mulheres são desencorajadas a aspirarem a uma carreira científica, mas o problema não é na faculdade. O problema está no ensino fundamental. Começa em uma faixa etária de 10 a 12 anos, quando as garotas são desestimuladas pelos professores, porque eles não esperam que elas sejam boas em matemática. É aí que mora o verdadeiro problema. Na realidade, no nível universitário existem mais bolsas de estudo disponíveis para mulheres do que para homens.


Um comentário:

  1. OI Sol!!!

    SEu Blog tá Style!!!


    É isso aí!!!


    Sorte,Sucesso,Bjs,Blues e Poesia!!!!


    Amo te!!!

    Angel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: