5.11.07

Egito


3 perguntas para entender a construção das pirâmides egípcias

Bruno Vieira Feijó

Quem trabalhou na construção?

Nem ETs nem multidões. Apesar de algumas teorias falarem em milhares de escravos - Heródoto, historiador grego do século 4 a.C., apostava em 100 mil - os arqueólogos Mark Lehner e Zahi Hawass dizem que não havia espaço físico para tanta gente trabalhar ao mesmo tempo. Suas pesquisas sugerem que, mesmo a maior pirâmide, a de Kufhu (com 148 metros de altura), demandou "só" 25 mil trabalhadores.

Como era o esquema do trabalho?

Vinte mil empregados eram temporários e os outros, fixos e assalariados. Eles eram alocados de acordo com suas habilidades e divididos em turmas de 200 pessoas, que se revezavam em turnos. A construção funcionava 24 horas por dia e, mesmo assim, Kufhu levou 20 anos para ficar pronta. O salário era pago em "rações" (em média, 10 pães e um copo de cerveja por dia).

Os trabalhadores gostavam do serviço?

A maioria. Os temporários, que ficavam em Gizé por volta de 4 anos, vindos de cidades rurais do Egito, voltavam às suas províncias se vangloriando do que tinham aprendido. Eles também tinham consciência de que estavam construindo a história do seu país. (Extraído da Revista SuperInteressante)

Um comentário:

  1. Pesquisas afirmam que se as pirâmides continuarem nesse mesmo esquema de degradação, irão durar pelo menos, mais 100 mil anos ( pelo menos )!!!!

    " O HOMEM TEME O TEMPO, PORÉM O TEMPO TEME...AS PIRÂMIDES"

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: